Pós-graduação em Gestão da Qualidade da FACUPAR
A Pós-graduação em Gestão da Qualidade oferece aos participantes o desenvolvimento de práticas e ferramentas da gestão da qualidade e por processos de melhoria de sistemas. Espera-se a formação de um profissional qualificado, que saiba entender normas e processos de certificação, auditorias e ferramentas de qualidade, e que auxilie as organizações a implementar um sistema de gestão de qualidade, e que possa certificar e manter essas práticas no cotidiano.
Benefícios do curso:
- Desenvolvimento de competências para gestão da qualidade em empresas e organizações;
- Compreensão das normas e processos de certificação e auditorias;
- Utilização de ferramentas e práticas de qualidade;
- Aprofundamento em temas como melhoria contínua, controle de qualidade, segurança no trabalho e gestão ambiental;
- Aplicação das práticas e ferramentas de qualidade em projetos práticos;
- Qualificação profissional para atuar em empresas e organizações de diversos setores;
- Desenvolvimento pessoal e crescimento profissional.
Público-alvo:
- Profissionais que desejam se especializar em gestão da qualidade;
- Profissionais que desejam atuar em empresas e organizações que buscam aprimorar seus processos de qualidade;
- Gestores e líderes que buscam aprimorar suas competências de gestão de qualidade e liderança;
- Empreendedores que buscam implementar um sistema de gestão de qualidade em seus negócios;
- Graduados em diversas áreas que desejam adquirir conhecimentos e competências na área de gestão da qualidade.
Requisitos para ingresso:
Para ingressar na Pós-graduação em Gestão da Qualidade, você precisa ter diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Certificação:
Ao concluir a Pós-graduação em Gestão da Qualidade, o participante receberá um certificado de especialização lato sensu emitido pela Faculdade Focu, instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Não perca a oportunidade de se destacar no mercado de trabalho e aprimorar suas competências de gestão da qualidade!
Certificação Série Iso 9000 - Gestão da Qualidade | 40H
O que são programas de qualidade, e algumas das principais certificações: TQM, o Seis Sigma (6σ), a ISO 9000, ISO 9001. Apresentação sobre ferramentas da qualidade de software, bem como as Folhas de verificação, Diagrama de Pareto, Histograma; Normas de qualidade de software: Família ISO 9000. O sistema ISO 9000 e a ligação entre Qualidade, Custos e Rentabilidade e o Programa da Qualidade Total e o significado de uma empresa competitiva. Os princípios e requisitos do sistema de gestão da qualidade ISO 9000 e suas séries, 9001:2015. Os princípios e requisitos do sistema de gestão da qualidade ISO 9000 e suas séries, 9001:2015. Apresentação da A ISO 9000: detalhamentos, implantação na empresa, aquisição, as normas; O processo de avaliação
Qualidade, RH e Comunicação no Gerenciamento de Projetos | 40H
Planejando o gerenciamento dos recursos humanos e como funciona a mobilização da equipe do projeto. Os novos desafios da gestão de recursos humanos, a qualificação dos recursos humanos da organização e os planos de desenvolvimento e treinamento. Os diversos aspectos que influenciam no gerenciamento dos recursos humanos em um projeto e os processos de escolha da equipe do projeto. Introdução ao Gerenciamento de Projetos; Estratégia organizacional e valor de negócio; Elementos de um projeto bem-sucedido; Gerenciamento de projetos: Os três domínios; estrutura de um portfólio; O Guia PMBOK®. Objetivos da consultoria interna de RH, processo de implantação nas organizações, levando em consideração canais de comunicação interna, políticas, rotinas, agentes envolvidos, orçamento e resultados esperados. O que atrai e mantém as pessoas nas empresas. A comunicação como ferramenta da liderança.
Planejamento e Gestão da Qualidade | 40H
Processo de diagnóstico e planejamento da mudança organizacional. Abordagens, dimensões e aplicações da Gestão da Qualidade. As técnicas gerenciais voltadas à gestão da qualidade: as consequências da aplicação das ferramentas da qualidade e o que deve ser feito a partir dos resultados obtidos com o uso de tais ferramentas. Estratégias competitivas para a prática do empreendedorismo e as ferramentas de planejamento estratégico: Estratégias de marketing, análise SWOT, pesquisa de mercado e outros aspectos fundamentais para o empreendedorismo. Auditoria na Gestão da Qualidade: conceitos fundamentais, tipos e o processo de planejamento de uma auditoria interna. Auditoria na Gestão da Qualidade: os diferentes níveis de gestão de qualidade, e os sistemas, processos e produtos.
Estratégia Empresarial | 40H
Os principais conceitos de estratégia, como ela pode ser utilizada nas organizações, sua importância para a sustentabilidade das empresas a longo prazo e seus efeitos. A estratégia, o processo decisório e a aplicação e execução da gestão estratégica como estado permanente. O conceito de ambiente externo: ameaças e oportunidades e o ambiente interno: forças e fraqueza. A estratégia alinhada ao negócio da companhia: como as empresas se posicionam com relação aos preços, à diferenciação e à vantagem competitiva. Os modelos de estratégias aplicadas pelas empresas, quais são as razões de fusões e aquisições, parcerias estratégicas, join ventures, procura de novos mercados e internacionalização. O conceito da Governança Corporativa, o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e como ocorre o seu envolvimento com as principais partes interessadas.
Cultura e Clima Organizacional | 40H
Tipos de organização e tipos de cultura, perspectivas crítica e interpretativa da cultura organizacional. Compreensão acerca da origem e entender como é a influência da cultura brasileira nas organizações. Os elementos vinculados à cultura da organização na qual se trabalha, em seus diversos níveis e a influência do ambiente e da cultura organizacional sobre o comportamento dos colaboradores. A Inteligência Cultural: a cultura, a cultura organizacional, a diversidade cultural nas organizações e como desenvolver a Inteligência Cultural. Análise e compreensão do clima organizacional, das competências e identificar os motivos que levam o indivíduo a cooperar dentro da organização. Apresentação da Cultura e clima organizacional e tipos de organizações, Tipos de lideranças e o papel do gestor; auxilia na compreensão do papel do RH e dos colaboradores nas organizações e analisa do estresse e ergonomia no trabalho e Metodologias para realizar diagnósticos em QVT.